Operações

As operações dos três Portos Públicos da Bahia em 2023 chegaram 12.751.590 toneladas de cargas movimentadas. O número representa a 2º maior movimentação da história da CODEBA, Autoridade Portuária no Estado, e o Porto de Aratu-Candeias com participação de 53% desse total, com 6.684.910 toneladas, mantendo a liderança das movimentações dos Portos Públicos da Bahia. 

O Porto de Salvador atingiu 5.510.083 toneladas, apresentando um crescimento de 4,82% em suas movimentações em relação a 2022. Destaque também para as movimentações do Porto de Ilhéus, que registrou 556.597 toneladas, a maior movimentação registrada para o porto desde o ano de 2008. 

Já com relação a movimentação de passageiros, a temporada 2022/23 foi extremamente positiva. Com a retomada das escalas dos navios e embarque/desembarque de passageiros, a temporada 22/23 registrou recorde no número total de passageiros com 239.251 no Porto de Salvador e 89.992 no Porto de Ilhéus. Esses números refletem o aquecimento deste setor que sofreu comas restrições operacionais causadas pela Covid-19.
 

Setor Produtivo

Dentre as cargas movimentadas pelos portos administrados pela CODEBA, em 2023, estão a Nafta, contêineres, fertilizantes, trigo, soja, celulose, combustíveis, passageiros e outros produtos para atendimento ao setor produtivo do Estado.

Destaque para a movimentação de contêiners, responsável por 36% das cargas e para a Nafta, que responde por quase 22% de toda a movimentação da CODEBA. Em comparação com o ano de 2022, a movimentação apresentou um crescimento de 0,79%. 

Já com relação a passageiros, a temporada 2022/23 foi extremamente positiva. Com a retomada das escalas dos navios e embarque/desembarque de passageiros, a temporada 22/23 registrou recorde no número total de passageiros com 239.251 no Porto de Salvador e 89.992 no Porto de Ilhéus.
 

Porto de Salvador:

Localização estratégica em águas abrigadas da Baia de Todos os Santos; Capacidade de Operação de Granéis Sólidos, Cargas Gerais e Contêineres; Possibilidade de Arrendamento Simplificado dos Armazéns; Nova rota de frutas do Nordeste para Europa.
 

Porto de Aratu-Candeias:

Localização estratégica - águas abrigadas e profundas na Baia de Todos os Santos; Proximidade com o Polo Industrial de Aratu e com a Refinaria de Mataripe; Capacidade de Operação de Granéis Sólidos, Líquidos e Produtos Gasosos; Disponibilidade de áreas para arrendamento imediato; Disponibilidade de vasta área para instalação de Indústrias; Área apropriada para desenvolvimento de tecnologias para obtenção de hidrogênio/amônia verde.
 

Porto de Ilhéus:

Disponibilidade de Moinho para arrendamento imediato; Projeto para terminal de passageiros; Proximidade com o Porto Sul e Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL); Proximidade com ZPE (Zona de Processamento de Exportação)

 
 

 



CODEBA © 2024 Todos os Direitos Reservados
Logotipo da Interagi